6 de ago. de 2009

"Onde está a ciclovia?"

Porque é tão fácil ter acesso aos locais por meio do automóvel? Porque não construir mais ciclovias pra dar oportunidade aos cidadãos que usam a 'zica' como meio principal de transporte?
Essa perguntas caem no esquecimento e ficam sem resposta quando nós, pessoas que usufruem dos benefícios da bicicleta, nos deparamos com as situações do cotidiano. E a gente indaga: "Onde está a ciclovia?"

Sabemos do perigo e do desrespeito dos motoristas perante os ciclista e nada mais justo do que adequarmos as vias públicas em prol de todos. O ciclista é mais consciente do que o motorista, pois várias e várias vezes tem de dividir um espaço minúsculo com os pedestres na calçada (isso quando existe a calçada). E a gente indaga: "Onde está a ciclovia?"
Felizmente, tomando como exemplo a capital catarinense, Florianópolis, algumas atitudes vêm sendo tomadas. A construção de ciclovias para dar acesso aos ciclista (Foto acima: Ciclovia da Avenida Pequeno Príncipe, Bairro Campeche) vem ganhando espaço e o que era um sonho está virando realidade. Mesmo a passo de formiga nas obras de mobilidade do trânsito a coisa está saindo do papel e tomando forma como na cabeça de muitos.

A realidade começa a mudar também em alguns municípios da área rural, a exemplo de Leoberto Leal (foto ao lado). Com as obras de asfaltamento do trecho entre os municípios de Imbuia-Leoberto Leal, o Governo do Estado construiu ciclovias em boa parte do trajeto.

Isso mostra a importância da acessibilidade. Antes um agricultor utilizava a bicicleta dividindo os espaços com os veículos e hoje existe a faixa exclusiva para ciclistas.

E a gente indaga: "Onde está a ciclovia?"

Digo que, infelizmente, a maioria ainda estão por aí esperando pra serem construídas.

Cicloabraços

2 comentários:

  1. Valeu Fábio...Adoreeeiiii!
    Eita "magrela" de sucesso..rsrsrs!
    E a Patagônia?? Idéia firme e forte!?
    Bjooo =**

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabinhuuuuuuuuuuuu
    Bem dez esse post sobre as ciclovias...eu não sou adepta (ainda) da bike, mas acho suuuuuuuuuuuper importante mesmo que todos, independente do meio de transporte utilizado, tenham acessibilidade sempre.
    Querido mil beijos de quem te adora de paixão

    ResponderExcluir